Clique aqui e acesse a central de assinante
A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na quinta-feira (22), uma ação especial em alusão ao Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização e à promoção da saúde mental. Em razão das condições climáticas, o evento, que inicialmente seria realizado no Parque Municipal Vale do Sol, aconteceu no Ginásio Poliesportivo Delvo Corrêa, no bairro Padre Vitor, sob organização do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O Janeiro Branco simboliza o início do ano como uma “página em branco”, convidando a população a refletir sobre novos caminhos, escolhas e cuidados, especialmente no que diz respeito à saúde mental. A proposta da campanha é estimular o autoconhecimento, o planejamento do ano e a adoção de hábitos que favoreçam o equilíbrio emocional e a qualidade de vida. Durante o evento foram desenvolvidas atividades físicas, recreativas e ações de conscientização, reforçando a importância de cuidar da saúde mental de forma preventiva. O CAPS destacou que a saúde mental vai além do tratamento de transtornos, envolvendo também fatores como condições de trabalho, moradia, relações sociais e segurança alimentar, aspectos fundamentais para o bem-estar da população. O atendimento em saúde mental no município tem início nas Unidades Básicas de Saúde, que fazem os encaminhamentos necessários ao CAPS. A unidade conta com equipe multiprofissional e atua de forma integrada com a Atenção Básica e outros serviços da rede, garantindo acompanhamento contínuo e humanizado. (Fonte: Ascom PMTP).