site logo
  • Página Inicial
  • Notícias
  • História
  • Belô Gráfica
  • Versão Impressa
  • Contato
  • SINDIJORI – COLUNA MINAS GERAIS
Homepage > Notícias > Fim da baliza e carro automático liberado: mudanças do Detran de SP para tirar CNH
28 de janeiro de 2026

Fim da baliza e carro automático liberado: mudanças do Detran de SP para tirar CNH

Baliza

Clique aqui e acesse a central de assinante

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo aprovou mudanças na prova prática para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida é seguida por outros três estados: Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. As novidades incluem o fim da baliza, que é o estacionamento dentro de uma área demarcada por estacas. Agora, mesmo sem a baliza numa área demarcada, o candidato ainda deverá estacionar o carro na rua, próximo ao meio-fio, pelo menos uma vez durante o trajeto da prova. Motivo de preocupação e nervosismo para muitos candidatos, o teste de baliza existia desde a década de 1980. O Detran informa ainda que, sem ela, o exame passa a concentrar a atenção no percurso e na circulação do veículo, como conversões à esquerda e à direita. Outra mudança é a autorização para usar carros automáticos, que já é uma realidade para muitos condutores no Brasil, durante o teste prático nos mais de 500 locais de prova em todo o estado, tanto para renovação quanto para quem vai tentar a primeira habilitação. Antes, isso só era possível para candidatos que precisavam de algum tipo de adaptação veicular. Para o Detran, essa medida “reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames”. As mudanças seguem a resolução 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025.  Para Mateus Martins, vice-presidente da Acesp (Associação dos Centros de Formação de Condutores do Estado de São Paulo), no entanto, as medidas adotadas pelo Detran paulista colocam a população em risco. Na avaliação dele, “flexibilizar o exame hoje é trazer insegurança, é trazer risco à condição viária. É trazer risco ao cidadão”. “A baliza não é um detalhe, ela é parte do básico da condução. Estacionar corretamente, ter noção de espaço, controle do veículo em baixa velocidade, tudo isso faz parte da segurança. Então, qualquer motorista vai precisar fazer baliza”, diz Mateus Martins, vice-presidente da Acesp. (Fonte: G1 / Foto: Reprodução)..

 

Previous StoryNOTA DE FALECIMENTO
Next StoryPrefeitura moderniza iluminação da Praça Cônego Victor com luminárias de LED

Related Articles:

  • 01
    Edição número 2457 27/06/2026
  • Musica
    Virada de lote na venda de ingressos para o Festival Música do Mundo
  • Página Inicial
  • Notícias
  • História
  • Belô Gráfica
  • Versão Impressa
  • Contato
  • SINDIJORI – COLUNA MINAS GERAIS

Arquivo Correio Trespontano

Posts Recentes

  • Edição número 2457 27/06/2026 26 de junho de 2026
  • Virada de lote na venda de ingressos para o Festival Música do Mundo 26 de junho de 2026
  • TAC joga contra Itamonte na Copa Alterosa de Futsal 26 de junho de 2026
Jornal Correio Trespontano © 2022 - Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por Plínio Vitor - Designer Gráfico