Clique aqui e acesse a central de assinante
De onde sai o maior volume de café exportado do Brasil, agora também parte um novo roteiro turístico nacional: Varginha (MG) foi a cidade escolhida para sediar o “Marco Zero” do Circuito Nacional do Café, inaugurado nesta quinta-feira (28), no Porto Seco Sul de Minas. A iniciativa, que já é lei federal sancionada e reconhecida como um dos monumentos nacionais do Brasil, pretende integrar tradição, gastronomia e desenvolvimento econômico em dezenas de cidades, mostrando ao visitante não apenas a tradição do café mineiro, mas também a diversidade de produtos artesanais que movimentam a economia regional. Segundo o deputado federal Diego Andrade (PSD), autor da proposta, a ideia foi inspirada em rotas internacionais já consolidadas. “Nós temos uma região com clima extraordinário, com belezas naturais extraordinárias, e a gente precisa mostrar e contar isso para o mundo. (…) Temos rotas instaladas mundo afora, e a rota do café tem tudo para se inserir nesse calendário mundial. Pessoas de outros países já vêm para comprar o café especial, mas nem sempre isso é contado de forma adequada”, explicou o deputado. Cada município receberá totens com QR Codes. Eles funcionarão como um guia turístico digital, como explicou o gestor cultural Edgar Bessa. “Quando o turista ou o cidadão for escanear o QR Code, vai aparecer a rede hoteleira da cidade, os principais eventos que acontecem no decorrer do ano para ele se programar e vir, os pontos turísticos e também a parte de gastronomia local. (…) A previsão é de que entre 10 e 15 municípios recebam seus marcos nos próximos seis meses”, explicou o gestor. (Fonte: Lorena Lemos/G1).