Clique aqui e acesse a central de assinante
A artista plástica Bia Silva, servidora da Prefeitura Municipal de Três Pontas, está concluindo a restauração do monumento a Zumbi dos Palmares, um dos mais importantes marcos culturais da cidade. A entrega da obra está prevista para o dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra — que neste ano de 2025 terá comemorações especiais pelos 330 anos da morte de Zumbi dos Palmares. A restauração do monumento é descrita pela artista como “um trabalho delicado”, devido ao estado de deterioração da escultura. “Vou mexer no cabelo, no rosto, no corpo, nas mãos e nos pés de Zumbi. Também há um bebê na composição e o tronco da estátua, que representa uma árvore, está sendo reconstruído com madeira da Moreira, de tom amarelado e marrom”, explicou Bia. O monumento a Zumbi é um símbolo da luta e resistência do povo negro e ocupa papel de destaque na celebração da consciência negra em Três Pontas. Além desse trabalho, Bia Silva é responsável por diversas restaurações de patrimônios históricos da cidade, como o monumento ao Padre Victor (em frente à Matriz), o monumento dos Saqueiros (que representa o trabalho na lavoura do café), e uma grande escultura do Padre Victor no Parque da Mina. Após a entrega do monumento de Zumbi, Bia já tem um novo desafio pela frente: a restauração da figura do Zé Lagoa, outra personalidade marcante da história trespontana. “É uma alegria poder contribuir para preservar a nossa história e cultura. Espero todos no dia 20 para prestigiar essa entrega tão simbólica para a cidade”, convidou a artista. (Fonte: Três Pontas Stúdio live).