Clique aqui e acesse a central de assinante
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta segunda-feira (23), que, até o momento, o estado já registrou três casos confirmados de Mpox em 2026. Dois deles em Belo Horizonte, capital do estado, e o terceiro em Contagem, na região metropolitana. As vítimas, todas do sexo masculino, têm idades entre 35 e 45 anos. Além dos casos confirmados, outros 19 foram notificados ao estado. A doença, originária de países da África, ainda não tem tratamento e, a depender da variante, pode ser grave. Segundo a infectologista do Lab-to-Lab Pardini, Melissa Valentini, a doença é causada por um vírus da mesma família da varíola humana, erradicada globalmente em 1980. Ainda segundo a SES-MG, os principais sinais e sintomas incluem lesões na pele, aumento de ínguas, febre, dor de cabeça e no corpo, calafrios e fraqueza. A pasta orienta ainda que, ao apresentar sintomas, o ideal é procurar uma Unidade Básica de Saúde para avaliação clínica. Também é importante informar eventual contato com pessoas com suspeita ou confirmação da doença. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, pelo menos 62 pessoas já foram contaminadas pela doença no Brasil em 2026. No país, as vítimas da Mpox tem quadros leves e moderados e ainda não foram confirmados registros de mortes pela doença. A grande parte dos casos concentra-se em São Paulo, que tem ao todo 44 casos confirmados da doença. (Fonte: Itatiaia / Foto: Reprodução).